domingo, 9 de outubro de 2011

SECTORBALL PARA CRIANÇAS

PROJETO REI DO FUTMESA TERA SECTORBALL COMO MAIS UMA REGRA

Rei do Futebol de Mesa Leandro Bernardes Dias. Em A Conquista
Reparem a esquerda das mesas o menino tímido de braços cruzados, finjo não perceber, pois espero a hora certa de dar minha cartada e conquistar mais um adépto.

Apresento o jogo a ele, explico que não é para temer todos estão aprendendo, ele observa mas ainda recua dizendo não não gosto de botão, só estou vendo mesmo.


Alguns minutos depois noto que ele já esta gostando dos jogos e de fora já dava palpites sobre as jogadas, o abraço para convencer e o elogio em razão dos palpites, ele já estava se entregando, mas ainda recua.

Mas foi por pouco que não coloco ele numa das mesas, mas sabia que faltava pouco para alcançar meu objetivo.



Agora uma brincadeira para relaxar, uma tentativa de integralização dele com os outros participantes.



Pronto já esta na mesa e mostra ter qualidade nos toques, e não só nos amistosos participou também do torneio da tarde nosso segundo torneio do dia.


Se antes parecia fechado com vergonha e até quem sabe triste, por não se soltar com os outros meninos, agora feliz e rindo, já faz brincadeiras e ri das brincadeiras dos outros.


Integrado ao grupo hora de definir os jogos eliminatórios, todos atentos e preocupados com os adversários que vão jogar, mas para Igor o mais tranquilo de todos já estava bom participar daquele momento em fez novos amigos. Este era Igor Borba menino de apartamento que só jogava video game, agora BOTONISTA.



Venci de novo, esse já é um dos nossos, então sem esse papo de futmesa vai acabar, a renovação dependo de nós os já velhos botonistas.

Abraço a todos Lê Rei do Futebol de Mesa.

PROJETO REI DO FUTMESA E QUILOMBO DO SOPAPO

LEANDRO DIAS REI DO FUTMESA MAIS DE 30 ANOS ENSINANDO O NOSSO ESPORTE


Ai vem o Lê o Rei do Futebol de Botão, Leandro Bernardes Dias para realizar mais um trabalho voluntário ensinando crianças a jogar futmesa, futebol de botão, e garante se depender de Dias o futmesa nunca acabará como pensam alguns, note nas fotos os novos adeptos do nosso esporte.




As aulas acontecem em escola, praças e parques, neste dia por exemplo foi em conjunto com o grupo cultural Quilombo do Sopapo, Clube de Mães do Cristal e SMAM Secretaria Municipal e Meio Ambiente.



Lê o Rei do Futebol de Mesa foi questionado qual regra ele ensina, Leandro explica um pouco de cada regra, mas para começar é melhor um toque, nada de gozação como muitos podem pensar é que um toque se enquadra bem para uma gurizada que recentemente aprendeu a usar a paleta (ficha) como chamamos no Rio Grande do Sul.





Muitos pensam que utilizo toque toque ou a 12 toques 3 para cada botão regra da FPFM, mas na verdade demora um tanto para chegar nestas regras.
A segunda regra ensinada é três toques e repito nada de gracinha, três toques já é para os alunos que sabem o um toque, lembro para quem começa e nem sabia pegar na ficha direito dar três toques na bola sem errar é progresso, só depois toques livres onde o pequeno botonista já tem o controle de posse de bola, dai vem 12 toques resumindo em até 3 toques para cada botão.






Primeiros passos para aprender a jogar




Em tempos de vídeo game essa gurizada não sabe nada de botão nem pegar na paleta corretamente, um desafio a mais para o Le Rei do futmesa, mas Le tem a paciência necessária para ensinar com detalhes que por eles nem sempre são absorvidas na hora.

Mas pode apostar serão futuros campeões.