O botonista Leandro Dias era daqueles que fazia muitos gols e sofria quase nenhum, Dias conta que conhecer os adversários antes é uma maneira de preparar a extratégia forte de marcação, o botonista Leandro Dias que fez sucesso nas décadas de 80 e 90 foi premiado em 2000 com o reconhecimento da imprensa do centro do país, nunca abriu mão do segredo de marcação, mas ensinou a muitos o caminho de fazer gols, questinado do porque ensinava Dias respondeu que só se pode ser um grande campeão com grandes adversários, o bom rendimento deles me mantiveram sempre atento a todas as possibilidades que eu poderia usar na defesa, mesmo se tratando de regras com muitos toques.
Leandro Dias é de um tempo em que futmesa era mais sofrido era tudo misturado não tinha categorias diferentes, seu primeiro título foi aos 10 anos contra um adversário veterano de 41 anos, Dias ve com olhos de alegria o que o futmesa se tornou, principalmente depois de 2000 e apartir de 2012 se expandiu pelo mundo e se encontrou com outras regras, isso era tudo que esperavamos do nosso querido esporte, a luta dos pioneiros não foi em vão, os botonistas que hoje estão em atividade estão tocando para frente nosso projeto arcaico do passado e modernizando as estruturas do futebol de botão atual, grandes nomes vem aparecendo e muita gente boa ainda vai surgir.
O Futebol de Mesa de base também vem produzindo os novos atlétas alguns já disputaram títulos em suas bases e outros já dispontam no futmesa atual.
Passar novas modalidades para nós do Brasil como o Sectorball também é importante para formar botonistas multiregras que possam angariar títulos.
Quando decidi escrever sobre meu jogo histórico tive que pensar muito para não causar uma injustiça com tantos jogos especiais que vivenciei em mais de 4000 jogos em 30 anos de futebol de mesa ativo, completos em 2012, após essa data alguns jogos de carater amigável, vi que não posso escolher um mas posso comentar alguns que tiveram relevancia, claro um jogo em tres mesas com tres regras diferentes foi um desafio marcante, na verdade eu já havia feito isso umas tantas vezes antes, mas não jogando regras diferentes em cada mesa o que tornou essa vitória de 19 a 3 mais especial.
Tres adversários ao mesmo tempo em tres mesas com regras diferentes, mesa 1 regra dedinho, mesa 2 regra clássica e mesa 3 regra 1 toque brasileira.19 a 3 com parciais de 7 a 1, 7 a 2 e 5 a 0.
Rei do Futmesa fazendo gol com os olhos vendado
Rei do Futmesa fazendo gol com as mãos algemadas
Rei do Futmesa fazendo gol de cabeça para baixo
Rei do Futemesa jogando e fazendo gol equilibrando uma bola de futsal
Rei do Futmesa joga futebol de botão no centro do gramado do Beira Rio
INVICTO
Mais de 64.000 gols em mais de 4000 partidas sofrendo 4759 gols com uma média de 16 gols por 1,1, mas a média de gols nos ultimos 100 jogos é quase 26 gols por jogo.
Maior numero de gols em um jogo 132 a 22 e maior goleada em regra oficial 86 a 3 na 12 disco.
no jogo de 132 gols foi realizado no Hotel Ritter de Porto Alegre onde tive opurtunidade de jogar com muitos extrangeiros hospedes e com funcionários do hotel na área de recreação, onde em tempo de descanço jogavamos a regra estipulada pelos funcionários eu bem tentei impor regras oficiais, mas eles queriam se divertir com jogos onde o chute poderia ser dado de qualquer distancia sempre que houvesse possibilidade de chute, daí claro ficou fácil fazer 132 gols em 40 minutos ou 115 a 0 em 30 minutos, eu bem que avisei que seria pior para eles jogar assim comigo.
Como se não bastasse eu já havia realizado meu record mundial de gols em chutes livres, 1586 gols sem errar, parando os chutes quando acertei a trave, esses 1586 gols foram feitos em 75 minutos.
VIDA X MESA VERDE
Mas a de se ter prudência principalmente quando se fala de saúde então 319 títulos de campeão devem bastar para ver que a vida é mais importante do as mesas verdes e que é prescisso parar para reorganizar a vida e ai sim se for possível voltar a jogar.
O futebol de mesa botão é um jogo que se exige silêncio total para concentração dos participantes, eu nunca pedi silêncio, já habituado com torcida, pois não foi só na mesa que ganhei títulos, também o fiz em outros esportes quando jovem, como futsal, tenis de mesa, sinuka entre outros, mas me orgulha dizer que fiz nas mesas a torcida em volta do evento vibrar gritar em coro se divertir durante meus jogos e no lance final silêncio até a conclusão do golpe final e os gritos voltão com a torcida ao delirio, até torcida contra passou vibrar reconhecendo o feito. E ISSO NÃO TEM PREÇO.