domingo, 9 de outubro de 2011

SECTORBALL PARA CRIANÇAS

PROJETO REI DO FUTMESA TERA SECTORBALL COMO MAIS UMA REGRA

Rei do Futebol de Mesa Leandro Bernardes Dias. Em A Conquista
Reparem a esquerda das mesas o menino tímido de braços cruzados, finjo não perceber, pois espero a hora certa de dar minha cartada e conquistar mais um adépto.

Apresento o jogo a ele, explico que não é para temer todos estão aprendendo, ele observa mas ainda recua dizendo não não gosto de botão, só estou vendo mesmo.


Alguns minutos depois noto que ele já esta gostando dos jogos e de fora já dava palpites sobre as jogadas, o abraço para convencer e o elogio em razão dos palpites, ele já estava se entregando, mas ainda recua.

Mas foi por pouco que não coloco ele numa das mesas, mas sabia que faltava pouco para alcançar meu objetivo.



Agora uma brincadeira para relaxar, uma tentativa de integralização dele com os outros participantes.



Pronto já esta na mesa e mostra ter qualidade nos toques, e não só nos amistosos participou também do torneio da tarde nosso segundo torneio do dia.


Se antes parecia fechado com vergonha e até quem sabe triste, por não se soltar com os outros meninos, agora feliz e rindo, já faz brincadeiras e ri das brincadeiras dos outros.


Integrado ao grupo hora de definir os jogos eliminatórios, todos atentos e preocupados com os adversários que vão jogar, mas para Igor o mais tranquilo de todos já estava bom participar daquele momento em fez novos amigos. Este era Igor Borba menino de apartamento que só jogava video game, agora BOTONISTA.



Venci de novo, esse já é um dos nossos, então sem esse papo de futmesa vai acabar, a renovação dependo de nós os já velhos botonistas.

Abraço a todos Lê Rei do Futebol de Mesa.

PROJETO REI DO FUTMESA E QUILOMBO DO SOPAPO

LEANDRO DIAS REI DO FUTMESA MAIS DE 30 ANOS ENSINANDO O NOSSO ESPORTE


Ai vem o Lê o Rei do Futebol de Botão, Leandro Bernardes Dias para realizar mais um trabalho voluntário ensinando crianças a jogar futmesa, futebol de botão, e garante se depender de Dias o futmesa nunca acabará como pensam alguns, note nas fotos os novos adeptos do nosso esporte.




As aulas acontecem em escola, praças e parques, neste dia por exemplo foi em conjunto com o grupo cultural Quilombo do Sopapo, Clube de Mães do Cristal e SMAM Secretaria Municipal e Meio Ambiente.



Lê o Rei do Futebol de Mesa foi questionado qual regra ele ensina, Leandro explica um pouco de cada regra, mas para começar é melhor um toque, nada de gozação como muitos podem pensar é que um toque se enquadra bem para uma gurizada que recentemente aprendeu a usar a paleta (ficha) como chamamos no Rio Grande do Sul.





Muitos pensam que utilizo toque toque ou a 12 toques 3 para cada botão regra da FPFM, mas na verdade demora um tanto para chegar nestas regras.
A segunda regra ensinada é três toques e repito nada de gracinha, três toques já é para os alunos que sabem o um toque, lembro para quem começa e nem sabia pegar na ficha direito dar três toques na bola sem errar é progresso, só depois toques livres onde o pequeno botonista já tem o controle de posse de bola, dai vem 12 toques resumindo em até 3 toques para cada botão.






Primeiros passos para aprender a jogar




Em tempos de vídeo game essa gurizada não sabe nada de botão nem pegar na paleta corretamente, um desafio a mais para o Le Rei do futmesa, mas Le tem a paciência necessária para ensinar com detalhes que por eles nem sempre são absorvidas na hora.

Mas pode apostar serão futuros campeões.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PROJETO REI DO FUTMESA NA ESCOLA E BAZAR MIMO.

 REI DO FUTEBOL DE MESA E O BAZAR MIMO DO AMIGO DOMÊNICO ROMANO





Rei do Futebol de Mesa e o Bazar Mimo unindo forças para divulgar ainda mais o futebol de mesa, foi na Escola Julio de Castilhos em Porto Alegre no dia do desafio, a escola procurou o Bazar Mimo de Domênico Romano, que não teve duvida em escalar Leandro Dias para a tarefa que já faz parte do trabalho de Dias no Projeto Colibri Futmasa para crianças.



Mais uma prova que nosso futebol de mesa tem que transpor as diferenças de regras, em nome do futuro do futebol de mesa, e ficou claro que o que falta é iniciativa como esta, a participação foi total, o futmesa não perde para jogo algum, basta realizar momentos como este para estimular os mais novos.


Note a atenção dos que jogam e dos que estão vendo o jogo, na foto um momento delicado que pedia carinho total para realizar a melhor jogada.


Na outra mesa velocidade nas jogadas mostrando abilidade de quem já conhece o futebol de botão.















Os jogos na parte da manhã para os menores e a tarde para os adolescentes na faixa de 15 a 17 anos, com premiação para os primeiros tres colocados de cada turno, medalhas, caixas completas de botões, goleiras, bolinhas e paletas, além de camisas com a marca do Bazar Mimo e brindes como adesivos e chaveiros.

Oito horas de jogos sem parar, com participação de 56 alunos e mais pais e professores da escola.

Ninguém longe das mesas, o futebol de botão prova um poder que muitos não conhecem, é uma magia dos botões, simplesmente isso prova que o futebol de mesa nunca vai acabar.


Onde o Projeto Colibri Futebol de Mesa Para Crianças vai atraí participantes, e logo todos mesmo sem se conhecer parecem ser amigos a tempo, no final das atividades fica a saudade e o pedido para que o Projeto colibri volte.

O Projeto Colibri Futmesa conta parcerias como Câmara de vereadores de Porto Alegre, Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, Esporte Espetacular, Globo Esporte, Mais Você, Band RS Cidadão Legal, Quilombo do Sopapo grupo cultural, PTB Mulher, Projeto Rua da Alegria de Eldorado do Sul e agora Bazar Mimo.




O Bazar Mimo já colaborou em outros momentos doando botões e outros brindes quando Leandro Dias realizou jogos nos morros de Porto Alegre, com crianças carentes, que corriam até suas casas para mostrar os brindes bonés e camisetas ao seus pais. Quando retornei na vila novamente as crianças já estavam me esperando, e mesmo com os brindes já velhinhos pelo uso, eles vieram com as camisas e os bonés como forma de uniforme para os jogos, Tio nos vimos o Sr. na Ana Maria Braga e vestidos com os brindes perguntavam o Sr. lembra de nos, eu disse claro, faz tempo mas lembro que vocês ficaram comigo o dia todo e mereceram os prêmios, até me ajudaram a organizar os jogos.












sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROJETO REI DO FUTMESA EM ELDORADO DO SUL

 ELDORADO DO SUL RECEBE REI DO FUTEBOL DE BOTÃO LEANDRO DIAS


Rei do Futebol de Mesa em Eldorado do Sul - RS

Na foto acima dois idealizadores do Projeto Rua da Alegria que visa ocupar as crianças do bairro Sans Souci, claro que o esporte é um atrativo, mas o Projeto também distribui materiais escolares e mochilas, tudo completo para uso na escola, no início do ano letivo, adquirido através do venda de garrafas pet.

Na foto acima de camiseta branca e mangas vermelhas, o Sr. Remo e o Sr. Flávio(Bino) de camiseta amarela.


O Rei do Futebol de Mesa, Leandro Dias, Decacampeão mundial do desafio de regras, campeão dos jogos mundiais de verão, entre outros 213 títulos, agora se dedica ainda mais na formação de novos botonistas, com o objetivo de nunca acabar o futebol de mesa (botão).





Leandro Dias visita Eldorado do Sul - RS e ensina a gurizada a dar suas paletadas, sem muita cobrança de regras, usando uma forma de fácil adaptação, para mais tarde introduzir uma regra mais técnica, mas sempre deixando livre a escolha de cada um.






A garotada fez a festa... O difícil foi decidir qual a melhor equipe, visto que os botões são de primeira linha e personalizados, isso atrai mais ainda mais os olhos de quem vê.




Os jogos foram realizados num CTG da região, na parte externa houve o torneio de futebol, os meninos intercalavam futebol de campo e botão, tudo ocorreu bem.




Na parte da manhã foi a vez dos menores, que não perderam tempo em ocupar seu espaço na mesa, a tarde os garotos com idade média de 11 a 13 anos.





Leandro Dias além de ensinar o jogo, foi o árbitro dos jogos finais que teve uma menina campeã, que joga futebol de campo com os meninos, quem sabe uma futura Marta da Seleção Brasileira.










Em Sans Souci, Leandro Dias participou através do convite de Remo Campagnolo, um dos idealizadores do Projeto Rua da Alegria de futebol para as crianças deste bairro.








Após o almoço servido para mais de 80 garotos, o Sr. Remo falou da importância daquele momento e de estarmos todos unidos fazendo esporte, longe das drogas, lembrou também a falta da participação dos pais, que muitos nem sabiam que seus filhos estavam ali.


O Projeto do Sr. Remo e seus aliados tem objetivos em comum com o Projeto Colibri Futmesa para Crianças de Leandro Dias.


Leandro Dias acredita que pessoas com pensamentos semelhantes sempre se encontram e formam uma corrente para o bem.



















segunda-feira, 25 de abril de 2011

DESAFIO MUNDIAL E NACIONAL DE REGRAS

11 VEZES CAMPEÃO MUNDIAL
LEANDRO DIAS 11 TÍTULOS DE CAMPEÃO MUNDIAL NO DESAFIO DE REGRAS UM NOS JOGOS MUNDIAIS DE VERÃO DO ESPORTE ESPETACULAR

O desafio de regras do futebol de botão, não está tão longe do desafio de superfícies de Nadal e frederes, ou do estilo diferente de lutas, como no vale tudo entre outras especialidades.
Questionado por alguns botonistas, que não entenderam o propósito do desafio de regras, respondi sobre como jogar uma regra com vários toques e que isso não prejudicaria os botonistas de regras de um toque, desde que eles tenham experiência em fazer gols, pois, no tempo de jogo que for 12 toques, será para os dois e quando for um toque, também será para os dois.
Sobre não existir desafio assim, eles estavam errados, a prova está na foto acima, sabemos de outros exemplos de desafio misturando modalidades e regras.
É verdade também, que meus melhores desafios sempre foram com botonistas de regras ofensivas que sabem fazer gols, mas tenho um exemplo de botonista de um toque que se mostrou hábil em minha regra, num jogo sorteado para 12 toques disco no primeiro tempo e regra gaúcha no segundo tempo, Leandro Brandão soube fazer gols, mesmo sendo botonista de regra de um toque e por esta razão o mais indicado para representar a regra gaúcha e brasileira, no desafio de regras, visto que joga as duas, Mas ainda assim, a vitória foi de Leandro Dias 38 a 18 em Leandro Brandão, 20 gols de diferença que poderiam ser 11 ou 14 gols, se brandão seguisse a risca de jogar um toque no segundo tempo. Brandão escolheu jogar a mesma regra para diminuir a totalidade de gols construída no primeiro tempo. Foram 20 a 9 na primeira etapa, e 18 a 9 na segunda.
Bom, Leandro Dias o Rei do Futebol de Mesa, venceu, e neste jogo Leandro Dias não jogou só contra Brandão, jogou com todos os outros que só falavam e não tiveram a coragem de Brandão.
Brandão não só jogou comigo, como nos tornamos grandes amigos do mundo do esporte, cada um respeitando a modalidade do outro, e a importância que cada um tem no esporte. Hoje, Brandão se dedica a regra brasileira, sendo um incentivador da modalidade no Rio Grande do Sul.



O desafio de regras chega a Rede Globo de televisão, no final do ano de 1999, a ideia inicial não era jogar, era apenas mostrar jogadas, mas Lenildo Cardoso e Décio Lopes queriam um desafio nacional de regras na TV, então, para prestigiar todas as regras nada melhor que o desafio usando várias regras, unindo pela primeira vez num único jogo, botonistas de regras diferentes, na TV.



Eu, tinha carta branca para decidir se seria um desafio de regras, ou podia escolher a regra e claro, que seria a minha regra, mas era mais justo meio tempo em cada regra.



Sobre a questão mesa de jogo, em meu grupo jogávamos num tipo de mesa, mas o esporte espetacular definiu que a mesa deveria ser uma só e não pertencer a nenhuma regra, para ser neutra e então batizamos a mesa agora oficialmente do desafio de regras. Com a nova mesa, confesso que tremi na base, acostumado com outra mesa, tive que definir meus jogadores as pressas e com muito treino consegui, tanto que venci todos os jogos do desafio da TV. O novo estilo de mesa favorecia paulistas e cariocas, por semelhança, mas nada que um bom treino não resolva, então sem choradeira e vamos para o jogo.




O desafio de regras mundial, segue o mesmo padrão do desafio nacional, porém o adversário é de outra nacionalidade ou até de dupla nacionalidade, podendo no entanto ser brasileiro se for campeão mundial de sua modalidade.

Na TV, pelos jogos mundiais de verão do Esporte Espetacular, Leandro Dias venceu Manoel Tobias, o melhor do mundo no Futsal, não é bem assim que se joga desafio mundial mas como foi pelos jogos mundiais de verão, abrimos uma exceção e apostei meu troféu mundial de regras.


Jogando outras regras...

O fato de meu grupo jogar a regra do outro, nos deu experiência inclusive para jogar em outras regras o tempo todo, para Leandro Dias, foi uma aventura, mas nesta época ele não sabia ainda que ficaria tanto tempo sem perder, então Dias jogou outras regras muitas vezes e por ser iluminado, o danado venceu. Parece ter uma luz especial.








O desafio de regras no futmesa foi criado em 1982, por um Uruguaio chamado Rodrigo Sanches, que morava em Porto Alegre, a ideia dele foi boa, mas não agradou a todos, pois em nossas competições jogávamos um turno numa regra e outro turno em outra regra, o que afastava muitos participantes que preferiam jogar somente numa regra ou outra, sendo assim só em 1990 o desafio mudou, agradando a todos, passamos a jogar meio tempo em cada regra, assim todos jogavam a regra do outro e a sua.

Em 1990 contamos com ajuda do paulista corintiano Gilson Cardoso que me ajudou a implantar o 12 toques pela primeira vez no RS tanto 12 bolinha e 12 pastilha ( disco ) como chamamos no sul.













sábado, 16 de abril de 2011

OBRIGADO AOS AMIGOS


 OBRIGADO PELO RECONHECIMENTO ASS REI DO FUTMESA


Leandro Dias Rei do Futebol de Mesa agradecendo os bons comentários e os contrários também, pois é natural que isso ocorra, a culpa disso é nossa, somos nós que provocamos reações diversas, enfim também somos responsáveis por tudo que acontece em nossas vidas.









Luís Fernando de Botucatu Brasil


O cara realmente é o rei do Fut mesa!!!


sem comentários..






José Jorge Farah Presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa



Leandro vi a materia parabens, vc sempre trabalhando para divulgar nosso esporte queria ter 100 Leandros, para me ajudar no Brasil, muito boa a materia se vc tiver a materia me manda que eu coloco la no meu site o http://www.futeboldemesanews.com.br/, mais uma vez parabens receba meu abraço












Prezado Leandro



Parabens pela matéria no Esporte Espetacular ficou realmente espetacular!


É uma pena que muitos botonistas não entenderam esse teu trabalho de divulgação do futebol de mesa e a dimensão que ele tem, atingindo milhões de crianças pelo Brasil e Mundo a fora.


No meu entendimento voce criou um personagem importante chamado " Rei do Futebol de Mesa" que poderia trazer muitos beneficios para todas as Regras.



Parabens. Continue sempre com esse trabalho.



Um abraço



Obereci









O Amigo Sandro de Sapucaia-RS, Professora Elizete de Canoas-RS, Villanova Regra Gaucha e Brasileira, Cristiam - SP, Luiz e Daniel - SP, Rodrigo Leal - BA, Manoel Brandão - BA, Ernani - MG, Rogério, Leka, FIB, Rodrigo Moura - RS e demais amigos do RJ agrdeço as palavras maravilhosas de apoio e carinho, ass Leandro Dias RS.
Os amigos resaltaram que a habilidade, técnica e talento de Dias fazem a diferença nos jogos não se trata de ranquim embora Dias é primeiro no seu grupo de 12 disco, mas de genialidade que o faz o melhor do mundo.










Raul Martinez - Uruguai



O Leandro é um mestre da mesa de botões, não é para qualquer um fazer o que ele faz, tanto em jogo como em apresentações, me lembra o tenista Boris Becker ficou tanto tempo invicto, é raro, mesmo sabendo que Leandro está invicto em sua modalidade e se adaptou rápido no desafio de regras da globo, ele merece o aplauso, pois ele joga muito sua regra e conhece o suficiente ea regra dos outros para vencer o desafio.









Futmesa Brasil






Ninguém pode duvidar que o cara tem bons chutes, se ele joga bem ou não em alguma certa regra pouco importa para o futebol de mesa, oque importa é nosso esporte ser difundido. Lógico que que ele so enfrenta pessoas que não são tão boas quanto ele NA TELEVISÃO pois issu não daria IBOPE e eles qurem IBOPE ou seja um diferencial. O Leandro faz issu, difundi nosso esporte em diversos modos da televisão tb. Respeito a opinião de todos mas para a geral vamos deixar de bairrismo, raiva, preconceito com pessoas e regras oque importa é praticar não importa a regra a maneira que joga ------ DALHE BOTÃO




LEANDRO DIAS AGRADECE A FORÇA DOS AMIGOS




Leandro Dias Rei do Futebol de Mesa recebeu comentários de amigos botonistas parabenizando pelo trabalho de divulgação do futebol de mesa na tv, jornal e escolas. A minha iniciativa de resaltar os bons comentários e foram muitos mesmo, veja bem, quando recebemos milhares ou centenas de aprovações ficamos felizes e claro recebemos também comentários ruins, mas em 200 comentários bons são 6 ruins que te põe para baixo, você se acaba sente-se triste e esquece que recebeu mais palavras boas de apoio e da força para os que não prestam, devemos ir contra isso e resaltar as coisas boas não dando força para quem não tem, e é com carinho que recebi o apoio dessas pessoas maravilhosas e importantes no mundo do futebol de mesa, pois é isso que realmente importa.





























domingo, 3 de abril de 2011

REI DO FUTMESA E LÉO BATISTA REDE GLOBO

Lembra do Leandro, o Gaúcho que nunca perdeu?

Leandro Dias vai guardar com carinho a lembrança de ouvir Léo Batista o anunciando desta forma, ele vai pegar um adversário da pesada e mais na mesa do inimigo!

Régis Rosing é outro gênio da comunicação, diz: -Ainda bem que o Leandro não joga contra o Brasil.

Relação dos horários cumpridos no Escola Aberta, por Leandro Dias.

Outro momento muito importante, foi receber da Fifa o carinho e o reconhecimento do trabalho realizado com futebol de mesa com crianças, por Leandro Dias, no Brasil.


Leandro Dias e o Diário Gaúcho


Renato Gava, do Diário Gaúcho não tem dúvidas sobre Leandro Dias, e se houvesse, seus vizinhos de prédio o ajudariam a resolver.

Renato queria saber mais sobre Leandro Dias e nada melhor do que falar com botonistas do condomínio onde Renato mora, para sua surpresa todos conheciam Leandro Dias, Leandro jogou um torneio lá, venceu, e todos falaram muito bem dele. Renato pode redigir com mais afinco a matéria no Diário Gaúcho. Nesta época eu tinha 7 desafios mundiais de regras depois ganhei mais 4 desafios mundiais me tornando 11 vezes campeão do desafio mundial de regras.

Leandro Dias e o trabalho voluntário com crianças e adolescentes


Ana Maria Braga e Gustavo Borges recebem Leandro Dias, em um jogo do futmesa contra a natação, mas o que importava mesmo, era divulgar o trabalho voluntário e Leandro Dias contou com o apoio do Mais Você.

Gustavo Borges, que também é engajado em trabalhos sociais, participou pela grandeza do voluntariado, Gustavo sabe da importância de se fazer um trabalho direcionando as crianças.

Lembrando que o maior índice de crimes são cometidos nos finais de semana, quando as crianças não tem atividades educativas especiais para os jovens.

Leandro Dias recebe apoio da Fifa, que é interligada a Unesco, além de contar com a Secretaria da Educação do estado do Rio Grande do Sul.

Leandro Dias recebe o título de Cidadão Legal, pelo trabalho realizado nas escolas em 2004.

Em 2005, foi o SBT RS que realiza matéria sobre o Escola Aberta e o futmesa de Leandro Dias.
http://www.youtube.com/watch?v=XuYpJJuyp1s