segunda-feira, 25 de abril de 2011

DESAFIO MUNDIAL E NACIONAL DE REGRAS

11 VEZES CAMPEÃO MUNDIAL
LEANDRO DIAS 11 TÍTULOS DE CAMPEÃO MUNDIAL NO DESAFIO DE REGRAS UM NOS JOGOS MUNDIAIS DE VERÃO DO ESPORTE ESPETACULAR

O desafio de regras do futebol de botão, não está tão longe do desafio de superfícies de Nadal e frederes, ou do estilo diferente de lutas, como no vale tudo entre outras especialidades.
Questionado por alguns botonistas, que não entenderam o propósito do desafio de regras, respondi sobre como jogar uma regra com vários toques e que isso não prejudicaria os botonistas de regras de um toque, desde que eles tenham experiência em fazer gols, pois, no tempo de jogo que for 12 toques, será para os dois e quando for um toque, também será para os dois.
Sobre não existir desafio assim, eles estavam errados, a prova está na foto acima, sabemos de outros exemplos de desafio misturando modalidades e regras.
É verdade também, que meus melhores desafios sempre foram com botonistas de regras ofensivas que sabem fazer gols, mas tenho um exemplo de botonista de um toque que se mostrou hábil em minha regra, num jogo sorteado para 12 toques disco no primeiro tempo e regra gaúcha no segundo tempo, Leandro Brandão soube fazer gols, mesmo sendo botonista de regra de um toque e por esta razão o mais indicado para representar a regra gaúcha e brasileira, no desafio de regras, visto que joga as duas, Mas ainda assim, a vitória foi de Leandro Dias 38 a 18 em Leandro Brandão, 20 gols de diferença que poderiam ser 11 ou 14 gols, se brandão seguisse a risca de jogar um toque no segundo tempo. Brandão escolheu jogar a mesma regra para diminuir a totalidade de gols construída no primeiro tempo. Foram 20 a 9 na primeira etapa, e 18 a 9 na segunda.
Bom, Leandro Dias o Rei do Futebol de Mesa, venceu, e neste jogo Leandro Dias não jogou só contra Brandão, jogou com todos os outros que só falavam e não tiveram a coragem de Brandão.
Brandão não só jogou comigo, como nos tornamos grandes amigos do mundo do esporte, cada um respeitando a modalidade do outro, e a importância que cada um tem no esporte. Hoje, Brandão se dedica a regra brasileira, sendo um incentivador da modalidade no Rio Grande do Sul.



O desafio de regras chega a Rede Globo de televisão, no final do ano de 1999, a ideia inicial não era jogar, era apenas mostrar jogadas, mas Lenildo Cardoso e Décio Lopes queriam um desafio nacional de regras na TV, então, para prestigiar todas as regras nada melhor que o desafio usando várias regras, unindo pela primeira vez num único jogo, botonistas de regras diferentes, na TV.



Eu, tinha carta branca para decidir se seria um desafio de regras, ou podia escolher a regra e claro, que seria a minha regra, mas era mais justo meio tempo em cada regra.



Sobre a questão mesa de jogo, em meu grupo jogávamos num tipo de mesa, mas o esporte espetacular definiu que a mesa deveria ser uma só e não pertencer a nenhuma regra, para ser neutra e então batizamos a mesa agora oficialmente do desafio de regras. Com a nova mesa, confesso que tremi na base, acostumado com outra mesa, tive que definir meus jogadores as pressas e com muito treino consegui, tanto que venci todos os jogos do desafio da TV. O novo estilo de mesa favorecia paulistas e cariocas, por semelhança, mas nada que um bom treino não resolva, então sem choradeira e vamos para o jogo.




O desafio de regras mundial, segue o mesmo padrão do desafio nacional, porém o adversário é de outra nacionalidade ou até de dupla nacionalidade, podendo no entanto ser brasileiro se for campeão mundial de sua modalidade.

Na TV, pelos jogos mundiais de verão do Esporte Espetacular, Leandro Dias venceu Manoel Tobias, o melhor do mundo no Futsal, não é bem assim que se joga desafio mundial mas como foi pelos jogos mundiais de verão, abrimos uma exceção e apostei meu troféu mundial de regras.


Jogando outras regras...

O fato de meu grupo jogar a regra do outro, nos deu experiência inclusive para jogar em outras regras o tempo todo, para Leandro Dias, foi uma aventura, mas nesta época ele não sabia ainda que ficaria tanto tempo sem perder, então Dias jogou outras regras muitas vezes e por ser iluminado, o danado venceu. Parece ter uma luz especial.








O desafio de regras no futmesa foi criado em 1982, por um Uruguaio chamado Rodrigo Sanches, que morava em Porto Alegre, a ideia dele foi boa, mas não agradou a todos, pois em nossas competições jogávamos um turno numa regra e outro turno em outra regra, o que afastava muitos participantes que preferiam jogar somente numa regra ou outra, sendo assim só em 1990 o desafio mudou, agradando a todos, passamos a jogar meio tempo em cada regra, assim todos jogavam a regra do outro e a sua.

Em 1990 contamos com ajuda do paulista corintiano Gilson Cardoso que me ajudou a implantar o 12 toques pela primeira vez no RS tanto 12 bolinha e 12 pastilha ( disco ) como chamamos no sul.













Nenhum comentário: