segunda-feira, 25 de abril de 2011

DESAFIO MUNDIAL E NACIONAL DE REGRAS

11 VEZES CAMPEÃO MUNDIAL
LEANDRO DIAS 11 TÍTULOS DE CAMPEÃO MUNDIAL NO DESAFIO DE REGRAS UM NOS JOGOS MUNDIAIS DE VERÃO DO ESPORTE ESPETACULAR

O desafio de regras do futebol de botão, não está tão longe do desafio de superfícies de Nadal e frederes, ou do estilo diferente de lutas, como no vale tudo entre outras especialidades.
Questionado por alguns botonistas, que não entenderam o propósito do desafio de regras, respondi sobre como jogar uma regra com vários toques e que isso não prejudicaria os botonistas de regras de um toque, desde que eles tenham experiência em fazer gols, pois, no tempo de jogo que for 12 toques, será para os dois e quando for um toque, também será para os dois.
Sobre não existir desafio assim, eles estavam errados, a prova está na foto acima, sabemos de outros exemplos de desafio misturando modalidades e regras.
É verdade também, que meus melhores desafios sempre foram com botonistas de regras ofensivas que sabem fazer gols, mas tenho um exemplo de botonista de um toque que se mostrou hábil em minha regra, num jogo sorteado para 12 toques disco no primeiro tempo e regra gaúcha no segundo tempo, Leandro Brandão soube fazer gols, mesmo sendo botonista de regra de um toque e por esta razão o mais indicado para representar a regra gaúcha e brasileira, no desafio de regras, visto que joga as duas, Mas ainda assim, a vitória foi de Leandro Dias 38 a 18 em Leandro Brandão, 20 gols de diferença que poderiam ser 11 ou 14 gols, se brandão seguisse a risca de jogar um toque no segundo tempo. Brandão escolheu jogar a mesma regra para diminuir a totalidade de gols construída no primeiro tempo. Foram 20 a 9 na primeira etapa, e 18 a 9 na segunda.
Bom, Leandro Dias o Rei do Futebol de Mesa, venceu, e neste jogo Leandro Dias não jogou só contra Brandão, jogou com todos os outros que só falavam e não tiveram a coragem de Brandão.
Brandão não só jogou comigo, como nos tornamos grandes amigos do mundo do esporte, cada um respeitando a modalidade do outro, e a importância que cada um tem no esporte. Hoje, Brandão se dedica a regra brasileira, sendo um incentivador da modalidade no Rio Grande do Sul.



O desafio de regras chega a Rede Globo de televisão, no final do ano de 1999, a ideia inicial não era jogar, era apenas mostrar jogadas, mas Lenildo Cardoso e Décio Lopes queriam um desafio nacional de regras na TV, então, para prestigiar todas as regras nada melhor que o desafio usando várias regras, unindo pela primeira vez num único jogo, botonistas de regras diferentes, na TV.



Eu, tinha carta branca para decidir se seria um desafio de regras, ou podia escolher a regra e claro, que seria a minha regra, mas era mais justo meio tempo em cada regra.



Sobre a questão mesa de jogo, em meu grupo jogávamos num tipo de mesa, mas o esporte espetacular definiu que a mesa deveria ser uma só e não pertencer a nenhuma regra, para ser neutra e então batizamos a mesa agora oficialmente do desafio de regras. Com a nova mesa, confesso que tremi na base, acostumado com outra mesa, tive que definir meus jogadores as pressas e com muito treino consegui, tanto que venci todos os jogos do desafio da TV. O novo estilo de mesa favorecia paulistas e cariocas, por semelhança, mas nada que um bom treino não resolva, então sem choradeira e vamos para o jogo.




O desafio de regras mundial, segue o mesmo padrão do desafio nacional, porém o adversário é de outra nacionalidade ou até de dupla nacionalidade, podendo no entanto ser brasileiro se for campeão mundial de sua modalidade.

Na TV, pelos jogos mundiais de verão do Esporte Espetacular, Leandro Dias venceu Manoel Tobias, o melhor do mundo no Futsal, não é bem assim que se joga desafio mundial mas como foi pelos jogos mundiais de verão, abrimos uma exceção e apostei meu troféu mundial de regras.


Jogando outras regras...

O fato de meu grupo jogar a regra do outro, nos deu experiência inclusive para jogar em outras regras o tempo todo, para Leandro Dias, foi uma aventura, mas nesta época ele não sabia ainda que ficaria tanto tempo sem perder, então Dias jogou outras regras muitas vezes e por ser iluminado, o danado venceu. Parece ter uma luz especial.








O desafio de regras no futmesa foi criado em 1982, por um Uruguaio chamado Rodrigo Sanches, que morava em Porto Alegre, a ideia dele foi boa, mas não agradou a todos, pois em nossas competições jogávamos um turno numa regra e outro turno em outra regra, o que afastava muitos participantes que preferiam jogar somente numa regra ou outra, sendo assim só em 1990 o desafio mudou, agradando a todos, passamos a jogar meio tempo em cada regra, assim todos jogavam a regra do outro e a sua.

Em 1990 contamos com ajuda do paulista corintiano Gilson Cardoso que me ajudou a implantar o 12 toques pela primeira vez no RS tanto 12 bolinha e 12 pastilha ( disco ) como chamamos no sul.













sábado, 16 de abril de 2011

OBRIGADO AOS AMIGOS


 OBRIGADO PELO RECONHECIMENTO ASS REI DO FUTMESA


Leandro Dias Rei do Futebol de Mesa agradecendo os bons comentários e os contrários também, pois é natural que isso ocorra, a culpa disso é nossa, somos nós que provocamos reações diversas, enfim também somos responsáveis por tudo que acontece em nossas vidas.









Luís Fernando de Botucatu Brasil


O cara realmente é o rei do Fut mesa!!!


sem comentários..






José Jorge Farah Presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa



Leandro vi a materia parabens, vc sempre trabalhando para divulgar nosso esporte queria ter 100 Leandros, para me ajudar no Brasil, muito boa a materia se vc tiver a materia me manda que eu coloco la no meu site o http://www.futeboldemesanews.com.br/, mais uma vez parabens receba meu abraço












Prezado Leandro



Parabens pela matéria no Esporte Espetacular ficou realmente espetacular!


É uma pena que muitos botonistas não entenderam esse teu trabalho de divulgação do futebol de mesa e a dimensão que ele tem, atingindo milhões de crianças pelo Brasil e Mundo a fora.


No meu entendimento voce criou um personagem importante chamado " Rei do Futebol de Mesa" que poderia trazer muitos beneficios para todas as Regras.



Parabens. Continue sempre com esse trabalho.



Um abraço



Obereci









O Amigo Sandro de Sapucaia-RS, Professora Elizete de Canoas-RS, Villanova Regra Gaucha e Brasileira, Cristiam - SP, Luiz e Daniel - SP, Rodrigo Leal - BA, Manoel Brandão - BA, Ernani - MG, Rogério, Leka, FIB, Rodrigo Moura - RS e demais amigos do RJ agrdeço as palavras maravilhosas de apoio e carinho, ass Leandro Dias RS.
Os amigos resaltaram que a habilidade, técnica e talento de Dias fazem a diferença nos jogos não se trata de ranquim embora Dias é primeiro no seu grupo de 12 disco, mas de genialidade que o faz o melhor do mundo.










Raul Martinez - Uruguai



O Leandro é um mestre da mesa de botões, não é para qualquer um fazer o que ele faz, tanto em jogo como em apresentações, me lembra o tenista Boris Becker ficou tanto tempo invicto, é raro, mesmo sabendo que Leandro está invicto em sua modalidade e se adaptou rápido no desafio de regras da globo, ele merece o aplauso, pois ele joga muito sua regra e conhece o suficiente ea regra dos outros para vencer o desafio.









Futmesa Brasil






Ninguém pode duvidar que o cara tem bons chutes, se ele joga bem ou não em alguma certa regra pouco importa para o futebol de mesa, oque importa é nosso esporte ser difundido. Lógico que que ele so enfrenta pessoas que não são tão boas quanto ele NA TELEVISÃO pois issu não daria IBOPE e eles qurem IBOPE ou seja um diferencial. O Leandro faz issu, difundi nosso esporte em diversos modos da televisão tb. Respeito a opinião de todos mas para a geral vamos deixar de bairrismo, raiva, preconceito com pessoas e regras oque importa é praticar não importa a regra a maneira que joga ------ DALHE BOTÃO




LEANDRO DIAS AGRADECE A FORÇA DOS AMIGOS




Leandro Dias Rei do Futebol de Mesa recebeu comentários de amigos botonistas parabenizando pelo trabalho de divulgação do futebol de mesa na tv, jornal e escolas. A minha iniciativa de resaltar os bons comentários e foram muitos mesmo, veja bem, quando recebemos milhares ou centenas de aprovações ficamos felizes e claro recebemos também comentários ruins, mas em 200 comentários bons são 6 ruins que te põe para baixo, você se acaba sente-se triste e esquece que recebeu mais palavras boas de apoio e da força para os que não prestam, devemos ir contra isso e resaltar as coisas boas não dando força para quem não tem, e é com carinho que recebi o apoio dessas pessoas maravilhosas e importantes no mundo do futebol de mesa, pois é isso que realmente importa.





























domingo, 3 de abril de 2011

REI DO FUTMESA E LÉO BATISTA REDE GLOBO

Lembra do Leandro, o Gaúcho que nunca perdeu?

Leandro Dias vai guardar com carinho a lembrança de ouvir Léo Batista o anunciando desta forma, ele vai pegar um adversário da pesada e mais na mesa do inimigo!

Régis Rosing é outro gênio da comunicação, diz: -Ainda bem que o Leandro não joga contra o Brasil.

Relação dos horários cumpridos no Escola Aberta, por Leandro Dias.

Outro momento muito importante, foi receber da Fifa o carinho e o reconhecimento do trabalho realizado com futebol de mesa com crianças, por Leandro Dias, no Brasil.


Leandro Dias e o Diário Gaúcho


Renato Gava, do Diário Gaúcho não tem dúvidas sobre Leandro Dias, e se houvesse, seus vizinhos de prédio o ajudariam a resolver.

Renato queria saber mais sobre Leandro Dias e nada melhor do que falar com botonistas do condomínio onde Renato mora, para sua surpresa todos conheciam Leandro Dias, Leandro jogou um torneio lá, venceu, e todos falaram muito bem dele. Renato pode redigir com mais afinco a matéria no Diário Gaúcho. Nesta época eu tinha 7 desafios mundiais de regras depois ganhei mais 4 desafios mundiais me tornando 11 vezes campeão do desafio mundial de regras.

Leandro Dias e o trabalho voluntário com crianças e adolescentes


Ana Maria Braga e Gustavo Borges recebem Leandro Dias, em um jogo do futmesa contra a natação, mas o que importava mesmo, era divulgar o trabalho voluntário e Leandro Dias contou com o apoio do Mais Você.

Gustavo Borges, que também é engajado em trabalhos sociais, participou pela grandeza do voluntariado, Gustavo sabe da importância de se fazer um trabalho direcionando as crianças.

Lembrando que o maior índice de crimes são cometidos nos finais de semana, quando as crianças não tem atividades educativas especiais para os jovens.

Leandro Dias recebe apoio da Fifa, que é interligada a Unesco, além de contar com a Secretaria da Educação do estado do Rio Grande do Sul.

Leandro Dias recebe o título de Cidadão Legal, pelo trabalho realizado nas escolas em 2004.

Em 2005, foi o SBT RS que realiza matéria sobre o Escola Aberta e o futmesa de Leandro Dias.
http://www.youtube.com/watch?v=XuYpJJuyp1s

REI DO FUTMESA OBRIGADO ROMÁRIO.

Receber uma menção de um craque como Romário é um título também, principalmente de um campeão do Mundo, depois de Romário falar bem de Leandro Dias o Esporte Espetacular inicia a matéria de Dias com Alexandre Bacci dizendo:_ implacável com Romário o Rei do Futebol de Mesa Leandro Dias continua invencível.
Após Leandro Dias vencer Henrique Veiga do Flamengo por 30 a 6, em matéria do globo esporte o Baixinho Romério elogiou Leandro Dias e prometeu fazer com o flamengo o mesmo que o Rei do Futebol de Mesa fez.
De camisa preta Edison Viana, este foi meu produtor que eu dizia ia ser repórter, ele disse que não, isso é para os bonitões, e eu disse a ele, tu ta querendo elogio, e disse: _ Você é bem afeiçoado e será reporter sim, Ele respondeu ta bom e você melhor produtor do que eu. Não sei o que rolou neste momento mas sei que Edson Viana é um grande profissional, ele redigiu os textos que Milena, Glenda e Tadeu vieram a ler no ar mais tarde, o fato é hoje Edson Viana é repórter esportivo da F1 e outros eventos, abraços a ele.
Eu não podia desepicionar Décio Lopes e já tinha a aprovação de Lenildo Cardoso, mas Décio Lopes não veio a toa a Porto Alegre, veio para levar uma grande matéria e foi o que conseguimos, fechar com chave de ouro.
Este é Lenildo Cardoso hoje mais do que tudo meu amigo, quando conheci Lenildo e Décio lopes parecia que já os conhecia desde muito tempo, eles passam confiança e são pessoas diferentes, carregam um brilho especial, mas nem tudo foi flores eu tinha uma jornada de trabalho para realizar e o sol me matando, ao final do dia já não via mais nada e ainda tinha lances para gravar, os olhos escureceram quase desmaiei, dai falei comigo mesmo, eu esperei isso por toda minha vida agora é a hora, nada de se entregar nesta hora.
Os anjos do Esporte Espetacular, Leandro dias passava por momento ruim, desanimado Dias estava em trabalho e dirigia no Aeroporto Salgado Filho, quando recebeu a ligação da Rede Globo, logo Lenildo Cardoso diz a Dias, amanhã estaremos ai para gravar ok. Leandro Dias não perdeu tempo e esperou a equipe que chegaria pela manha de sexta-feira, mas chegaram a tarde, foram 7 horas de gravação no sol que resultou numa insolação a insolação mais feliz de minha vida.


Revista Futebol de Botão foi mais um momento para Leandro Dias divulgar seu trabalho, tempos sem Internet onde uma notinha era tudo para nosso Futebol de Mesa.

Leandro Dias e a mídia, da revista Agitação do Ciee até a rede Globo de televisão, dos comentários de butiquis e locais de jogos até chegar a mídea escrita e televisiva.

A fama de Leandro Dias de vencer campeões de várias regras se espalhou, mas era de esperar que logo isso fosse para os meios de comunicação, uma nota na revista Agitação do Ciee abriu portas e logo estagiários comentavam o feito de Leandro Dias, depois veio a revista Futebol de Botão na edição 4, mas em dezembro de 1999 o Esporte Espetacular entra na parada para desafiar esse botonista invicto, Lenildo Cardoso e Décio Lopes vieram a Porto Alegre conhecer o Leandro Dias e gostaram do que viram, a ideia de Dias era mostrar suas jogadas, mas Lenildo e Décio viram algo maior e proporam o desafio, o cinegrafista da Globo também botonista deu seu parecer dizendo, se ele faz tudo isso na mesa num jogo vai ser mais fácil ainda.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PROJETO REI DO FUTMESA ZONA SUL E RESTINGA

Em 1982 com 10 anos comecei a jogar, mas em 1986 com 14 anos iniciei o trabalho voluntário com futebol de mesa, ensinando a crianças, adultos e adolescentes a magia desse esporte que une amigos, pais e filhos em momentos de pura emoção, participei do projeto Escola Aberta do Rio Grande do Sul nas escolas de Porto Alegre, mas fui a campo com Ptb Mulher visitando vilas e outras escolas da cidade, quando pequeno minhas orientações eram passadas no Morro da Cruz bairro são José e arredores, na foto acima já adulto e de cabelos grisalhos visitamos o Cristal.



                                                        Leandro Dias com 10 anos 1982



Foi uma tarde memorável, todos atentos e felizes de estarem participando dos jogos e valia medalhas o que chamava mais a atenção.
O bairro Cristal teve uma tarde diferente com o Projeto Colibri do Rei do futebol de Mesa.

Orientação não faltou, passando técnicas do jogo e de comportamento, todos foram muito bem e aprenderam não só sobre o jogo, mas do jogo da vida, de como lidar com situações difíceis com serenidade e clareza.
E tiveram que ter paciência para esperar sua vez de jogar, e a espera foi recompensada quando recebiam sua paleta para jogar, os olhos brilhavam, como todos botonistas eles também se imaginaram jogadores naquele momento.
Teve a fez das meninas que jogaram bem, porque não, mulheres jogam futebol também.
acompanhei cada momento afinal era fase de classificar os melhores para disputa de medalhas e mesmo os que não se classificaram, ficaram atentos torcendo num clima total de admiração.
A o fundo de vermelho Andrei Vieira um dos ajudantes do Projeto Colibri, ele
Agora é vez da Restinga receber os integrantes do Projeto Colibri do Rei do Futebol de Mesa.
Ao final dos jogos hora de receber medalhas, primos em primeiro e terceiro lugares.
Se antes dos colorados premiados agora o gremista com a prata recebe de Iara do Ptb Mulher a medalha esperada.
Com a parceria Ptb Mulher ficou mais fácil visitar os bairros como aqui na Restinga, além de grande grupo de apoio contamos com transporte porta a porta.
Amigos meus de outros partidos aprovaram a iniciativa e ficaram dispostos a contribuir, o Projeto Colibri do Rei do Futebol de Mesa não tem partido, mas tem amigos verdadeiramente interessados em ajudar, vejo integrantes e ex-integrantes de vários partidos na foto.
Participei do Escola Aberta e nem sou do partido do prefeito José Fortunati, que recebeu a ideia de uma amiga, visto que o projeto Escola Aberta iniciou em Pernanbuco e a ele foi passado, projeto barato sem custo que conta com pessoas voluntárias como eu e amigos das comunidades.
A escola abre as portas para comunidade, pais e alunos se reunindo com um objetivo comum os filhos e seu bem estar.
Tanto na Restinga como no Cristal tivemos exemplos fantásticos por parte das crianças.
E aprendemos com eles também, como é bom ser criança.
Na Restinga Sol a pique e quem disse que alguém corria das mesas, mesmo com sol nos olhos todos atentos a cada jogo.
Diferente de jogar dentro de escolas como na foto acima no Julio de Castilhos, ai a turma é maior jogos mais pegados, mas sempre com muita amizade e respeito.
Dois amigos e ex-alunos do Projeto Colibri da escola Padre Baldoino Rambo do bairro Partenon, encontramos as figuras quando visitamos o Bairro São Borja numa escola de lá.
Aqui equipe dois do Bairro Partenon em Porto Alegre da Rua Evangelina Porto, eu e meu irmão que coordena esse grupo de jaquetas brancas.