terça-feira, 13 de março de 2012

SECTORBALL NO RIO GRANDE DO SUL


SECTORBALL

Como Leandro Dias surge no futmesa para o Brasil
Sempre joguei normalmente como todos desde 1982 e bem antes em 1981 já treinava sozinho até me encontrar em condições de vencer jogos,só que este treino todo me deixou acima do nível dos garotos e adultos da época, vencendo todos os torneios.
O tempo foi passando me aprimorei e me libertei de um estilo antigo de jogar em 1988, data em que tive meu time roubado antes de um torneio, formei de ultima hora um novo tima e venci o dito torneio enfrentando inclusive os possíveis ladrões.
Em 1990 descobri a regra 12, mas aqui no sul foi complicado incutir nos nossos botonistas a bola de feltro, todos adoraram a regra e passamos a jogar com disco, hoje já se pratica 12 disco em bom numero, mudamos um pouca a regra dando um pouco de dificuldade para equilibrar o fácil toque do disco. Antes jogavamos toques livre com até 3 toques para cada botão, passar a usar os 12 toques ajudou na questão do antijogo.
Desde sempre tínhamos botonistas de varias regras em nosso grupo e para agradar a todos criamos o desafio de regras, meio tempo para jogar em cada regra, ex: 12 disco X 3 toques, na primeira etapa os dois jogam na 12 e na segunda os dois jogam na 3, tudo isso num campo neutro, mesa não utilizada pelas regras mais conhecidas.
A idéia foi boa e rendeu o desafio de regras na TV no Esporte Espetacular, daí fiquei conhecido nacionalmente, a técnica que tenho na 12 disco é tanta que pouco sabendo outra regra era suficiente para vencer todos os jogos, hoje por exemplo com as dicas que recebi de Marcelo Lajes sobre a Sectorball me dão total condições de vencer um desafio 12 disco X Sectorball.

O Sectorball ainda é um desafio para os brasileiros, mas vamos entrar no ponto, comecei implantando a regra internacional sectorball já em 2012 nos projetos futmesa nas escolas.

voltando aos desafios.
Muitos diziam que não era justo eu jogar na TV meio tempo em cada regra pois em minha regra se pode marcar muitos gols, mas os dois botonistas tinham a mesma regra para jogar, depois para mim era só segurar o adversário na regra dele e eu venceria pelo numero de gols marcados, na soma dos resultados.
Mas isso era mérito meu o fato de fazer muitos gols com a disco e demérito do adversário que não fez a lição de casa de aprender outra regra, ainda bem que esse tempo passou e temos botonistas que jogam em varias vertentes do futmesa.
Minha especialidade é 12 disco 3x12, só que cada botão tem que dar os três toques não jogando mais no ataque em questão, um, dois e passa para outro botão, que terá seus 3 toques, dar 2 ou 1 ou 4 toques é falta.
Laterais e escanteios 3 toques 1 toque para cada botão, pode-se chutar sempre que possível.
Tiro de meta também 3 toques 1 toque para cada botão não ocorrendo gol o adversário recupera a bola com 3 toques um para cada botão e não avendo gol novamente volta os 12 toques, tem impedimento, e a saída de joga é dois lances um dentro do circulo e outro fora dando ao adversário a chance de atacar, mas o 12 toques tradicional bolinha também é apreciado pelo grupo bem como o 12 toques pastilha que é a mesma regra da bola de feltro só que com disco pastilha.

Como fui parar na TV
Sempre curti brincar comas regras fazendo gols de grau de dificuldade, criei um show como na sinuca, mas na TV tive que jogar também e eles me derão carta branca para jogar somente na minha regra, mas vi a oportunidade de lançar o desfio de regras na TV, em vez de jogar só a minha regra o adversário pode trazer a sua regra mesmo que criada por ele, assim mostramos para o resto do País que nosso futmesa tinha varias modalidades e muitos campeões, de muitas federações pelo Brasil a fora.
Se consolida então o desafio nacional e mundial em caráter amador, mas não menos emocionante, onde venci 35 vezes o nacional e 11 desafios mundiais, muitos deles com nossos hermanos da Argentina, Uruguai, colônia Alemã e Italiana do interior do RS, a colônia Italiana Gaucha por exemplo compõe também a seleção da Itália no Futsal, motivo de atrito do nosso craque Falcão.
Como podem notar sempre tive um entrelaçamento de futmesa com futsal, uma relação saudável entre dois esportes que amo.
 Em relação a DESAFIO DE REGRAS é bom lembrar que outros esportes também realizam desafios de regras, UFC mistura vários estilos de luta e o Tênis no desafio de superfícies de Nadau e Frederes.

3 comentários:

Carlso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlso disse...

oi... você pode me indicar algum fornecedor de Sectorball?

Meu e-mail é carlosedgi@hotmail.com

Obrigado!

Eid Anderson disse...

Olá Leandro! Cara, sou seu fã. Se estilo de jogo me inspirou a criar um estilo pra mim. Aqui em Marituba, no Pará, tbm fizemos adaptações das regras como vc fez com a paulista. Aqui somos totalmente a favor dessas adaptações pra facilitar o jogo, sua divulgação e acessibilidade. O que vale é se divirtir. Espero um dia poder conhecer o seu projeto e quem sabe fazer um amistoso com vc. Grande abraço!